Este artigo vem da conta pública do WeChat: Phoenix Sports (ID: fenghuangwangtiyu), autor: Fengzhen, editor: Yan Xiaolong, título original: “China Team, ninguém quer mexer com você”, a imagem do título vem de: Visual China ( pênaltis para este jogo causando muita polêmica)
Na noite de 13 de janeiro, na primeira rodada da fase de grupos da Copa Asiática do Catar de 2024, a seleção chinesa de futebol masculino empatou em 0 a 0 com o Tadjiquistão, time classificado em 106º lugar pela FIFA. Este país vizinho avançou apenas pela primeira vez na história. • Finais da Copa Asiática.
O resultado do jogo é normal, mas o processo não é bonito. O Tajiquistão tomou claramente a iniciativa em campo, disparando até 20 remates, o dobro da selecção nacional de futebol.
Os dados mostram que quando a China e o Tajiquistão se enfrentaram em partidas oficiais nos últimos anos, a seleção chinesa esteve em desvantagem.
Em 18 de outubro de 2016, na fase de grupos do Campeonato Asiático Juvenil Sub-19, China 0-2 Tadjiquistão.A seleção nacional juvenil da época incluía os jogadores internacionais Lin Liangming e Zhang Yuning.
Em 20 de outubro de 2018, na fase de grupos do Campeonato Asiático Juvenil Sub-19, China 0-1 Tadjiquistão.A seleção nacional juvenil da época incluía os jogadores internacionais Zhu Chenjie, Xu Haoyang, Wu Shaocong e Jiang Shenglong.
Em 16 de junho de 2023, na fase de grupos do Campeonato Asiático Juvenil Sub-17, China 1-1 Tadjiquistão.
Em 14 de janeiro de 2024, na fase de grupos da Copa da Ásia, a China perdeu por 0 a 0 para o Tadjiquistão.
Na verdade, não há muito o que assistir no próprio jogo de futebol nacional, não há estrelas, não há nível, e até pelo envelhecimento (a idade média é de 29,7 anos, a segunda equipa mais velha da Taça Asiática), há não há espaço para melhorias e só pode se concentrar na “luta tenaz”. Nesta fase não podemos pedir mais à seleção nacional de futebol. Ou você simplesmente não assiste.
O que é ainda mais preocupante é a opinião pública que rodeia a selecção nacional de futebol. Naquela noite, #国足球0-0Tajiquistão# mal conseguiu chegar ao 10º lugar na pesquisa mais procurada. Poucas pessoas prestam atenção ao declínio da seleção nacional de futebol e não há espaço para fofocas. O que mais se fala é a especulação sobre o gol anulado da seleção chinesa – a AFC não gosta mais da China e o futebol chinês tem encontrado obstáculos nas relações exteriores.
Na manhã seguinte, #KoreanMedia zombou da seleção nacional de futebol e foi o principal tópico de pesquisa em alta. Então não dá para saber se todo mundo presta atenção na seleção nacional de futebol ou não.
Pelo menos esse tipo de atenção é deformado.
Algum tempo antes do início da Copa Asiática, uma conhecida empresa chinesa, marca cooperativa oficial da AFC, hesitou por muito tempo em contratar vários jogadores nacionais de futebol como endosso. Depois de avaliar o assunto, decidiu não tocar a seleção chinesa de futebol masculino porque estavam com medo. Mas, como patrocinadores da AFC, eles não queriam abrir mão da oportunidade de marketing desta onda de competições asiáticas. Então, o que deveriam fazer? Então, encontraram a celebridade da Internet “Refund Brother” e filmaram um anúncio com foco nas emoções dos torcedores para promovê-los do lado emocional dos torcedores Preocupação com o futebol chinês. Este plano de desvio de caminhada é bastante inteligente e seguro. Mas ainda era constrangedor, afinal.
Os patrocinadores preferem contratar torcedores que gritam “dinheiro de volta” do que contratar jogadores nacionais. Este é o actual ambiente de opinião pública nacional em que se encontra actualmente a Selecção Nacional de Futebol. O mau desempenho não é um motivo importante, afinal, eles só derrotaram a Tailândia nas eliminatórias da Copa do Mundo, e a batalha entre China e Coreia do Sul também foi acirrada. Os recentes casos de corrupção de alto nível da Federação de Futebol e jogos de azar falsos na liga têm um impacto mais direto na imagem da seleção nacional de futebol. Isto também fez com que a Associação Chinesa de Futebol entrasse diretamente num período difícil de investimento.
Quanto à “agressão estrangeira”, especificamente no que diz respeito às especulações sobre esta pena controversa, algumas pessoas disseram: “A AFC vai mexer com você.” O subtexto desta frase é que eles sabem porque a AFC quer mexer com você. As conclusões são subjetivas, as razões são objetivas.
Esta Copa Asiática foi originalmente planejada para ser realizada na China em 2023, mas a AFC não concordou em mudar o “modo normal” da Copa Asiática por motivos de prevenção de epidemias, por isso retirou diretamente os direitos de hospedagem da China em 2022. Além disso, há notícias de que a separação também está relacionada à situação insatisfatória de investimentos do Comitê Organizador da Copa Asiática da China. Em suma, terminou em fracasso.
Este resultado declarou, na verdade, que a candidatura subsequente da China para acolher o Campeonato do Mundo falhou.
Pouco tempo depois, a AFC anunciou que tinha encerrado a sua relação de cooperação com a Football Asia Commercial Development Company (FMA), uma subsidiária da Wuhan Dangdai, e o projecto no valor de 2,8 mil milhões de dólares teve de ser encerrado antecipadamente. A AFC acredita que as FMA violaram o contrato. Wuhan Dangdai é uma empresa que tem como principais indústrias o imobiliário, a educação e os investimentos. Em 2022, ocorreu uma tempestade. Em suma, nos últimos anos, vários dos mais importantes projectos de cooperação da AFC com a China não produziram bons resultados. Em contraste, a negligência dos clubes chineses em relação à Liga dos Campeões da AFC durante a epidemia é apenas uma questão trivial.
Por várias razões, não é surpreendente que Du Zhaocai tenha sido eliminado da lista dos novos membros do comité executivo da AFC no início do ano passado.
O futebol chinês foi gradualmente marginalizado no território da AFC e perdeu o direito de expressão, não porque represente uma ameaça para alguém, mas porque você não é mais importante. Isto não tem nada a ver com o nível do futebol masculino.
Quanto ao fato de “a mídia coreana zombando da seleção nacional de futebol” ser o tópico de pesquisa número um, não pode ser chamado de ameaça estrangeira. Acontece que alguns internautas são sensíveis e podem criar fortes sentimentos de confronto entre a China e a Coreia do Sul nas notícias mais comuns. Na verdade, o futebol chinês tornou-se vítima deste sentimento, e esses internautas só vão desgostar ainda mais da selecção nacional de futebol.
É claro que, como cultura desportiva e método de comunicação mais dominantes no mundo, o futebol é realmente difícil de ser ignorado. Deve ser um corte social, especialmente no contexto comparativo da China, Japão e Coreia do Sul.
Depois de perder o seu estatuto de grande potência do futebol na Ásia, o futebol chinês está, sem dúvida, no seu ponto mais baixo em décadas. É uma coincidência que, nos últimos dois ou três anos, o direito de acolher grandes eventos tenha sido perdido, as relações externas do futebol tenham sido frustradas, a indústria do futebol tenha entrado em colapso e a corrupção no futebol tenha sido exposta, tudo ao mesmo tempo.